sábado, 3 de agosto de 2013

Começa o Agosto do futebol Brasileiro. Santos, São Paulo e Corinthians.

O Santos protagonizou um dos maiores vexames de todos os tempos do Futebol Brasileiro. Era só um amistoso, mas mesmo assim, como uma equipe pode ser tão submissa a ponto de tomar oito gols do Barcelona, que acaba de iniciar a temporada e não está no seu melhor momento físico?
O Santos é pior que o Valerenga, o time Norueguês que tomou 7x0 do mesmo Barça? Com certeza que não. E mesmo com a saída de Neymar o time praiano não era ruim o suficiente para sofrer essa goleada vexatória. 

Neymar aliviado em jogar pelo Barça. Os jogadores do Santos literalmente não viram a cor da bola. 


O Santos demonstrou uma passividade, uma enorme falta de vontade, como se o resultado sequer importasse. O resultado foi o que vimos. Já o Barcelona não estava nem aí. Goleia mesmo, mesmo que seja um amistoso de pagamento.
Infelizmente, o resultado vai ficar pra história, de uma forma muito pejorativa para o futebol brasileiro. Afinal, apenas 2 anos atrás o time praiano foi campeão da Libertadores e deveria ser um dos expoentes que representasse o que há de melhor no Brasil. E o 8 x 0 ainda ficou barato. 

O tricolor paulista também deve ser alvo de críticas contundentes. A equipe deixou o lado financeiro falar mais alto do que o futebolístico, ao fazer uma série de jogos nos exterior, no meio do campeonato brasileiro, cansando o time titular, já afetado também psicologicamente. Resultado: a equipe deixou o Brasil na zona da degola do certame, com dois jogos a mais que os adversários, vai voltar com mais algumas derrotas na bagagem e os jogadores mais desgastados do que antes. 

Vale lembrar que o Brasileirão está entrando na fase de jogos que distam entre si de 4 em 4 dias, e não apenas 7. Ou seja, nesta etapa, o condicionamento físico e a estrutura dos times começarão a falar mais alto. 

A equipe Corinthiana finalmente jogou um futebol de quem pleiteia alguma coisa neste campeonato, mas ainda é cedo para tomar maiores conclusões. A vitória de 2 x 0 contra o Grêmio, contudo, demonstra que a falta de pontaria - especialmente os gols que Pato tem perdido, pode prejudicar as ambições do time, ainda mais com a saída de Paulinho, um jogador que era responsável por parcela considerável dos gols do time. 

Aliás, Pato praticamente terá que começar novamente sua carreira no Corinthians. Em alguns meses, ele caiu do status de craque que veio pra resolver, para o status de um bom jogador, um reserva de luxo. 
Em um campeonato em que jogadores como Maxi Biancucchi, Alex e Seedorf fazem diferencial, Pato deveria deitar e rolar, mas o que se vê é que o jogador se acomodou com a reserva. 

O Brasileirão hoje. Os três primeiros colocados do certame são Botafogo, Coritiba e Bahia, contrariando as previsões dos especialistas do Futebol, que apontavam Corinthians, Atlético-MG, Fluminense e até São Paulo no topo. Ainda que estejamos em etapa inicial do campeonato, já alcançamos a marca substancial de 1/4 das partidas jogadas.



Nos últimos três campeonatos, vimos que a tendência é que já nesta etapa do Brasileiro os times que vão disputar o título se destaquem. Exceção é o Cruzeiro de 2010, que foi vice-campeão e estava em sétimo lugar, e o Fluminense em 2011, que foi terceiro lugar, saindo da zona do rebaixamento. 

Algumas diferenças merecem ser notadas para o certame deste ano. A pequena diferença de pontuação entre o primeiro e o décimo colocado e a liderança com pequeno numero de pontos, o que torna, em 2013, o campeonato ainda muito mais aberto e imprevisível do que os dos anos anteriores. O campeonato desse ano também foi marcado pelo intervalo oriundo da Copa das Confederações, o que influi, especialmente na parte física e privilegia times que não jogaram a Libertadores.

Já os citados favoritos ainda não estão fazendo bonito. Corinthians apenas em nono e Fluminense, Atlético-MG e SPFC muito próximos ou dentro da zona do rebaixamento. 
Posso dizer que talvez este ano, mantendo a lógica dos anos anteriores e a atual pontuação, a equipe que chegar com 60 pontos se classificará para a Libertadores e será campeão o time que chegar com no mínimo 68. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário