quarta-feira, 24 de julho de 2013

Atlético Mineiro campeão da Libertadores,,, e a derrocada do Sâo Paulo

Falo primeiro do São Paulo. A equipe deixou de ganhar pontos importantes em casa, contra Cruzeiro e Inter, e caminha para um rebaixamento que pode encerrar a história de Juvenal Juvêncio na equipe. A questão é: O que vai acontecer primeiro? O São Paulo é rebaixado ou JJ se retira? Embora o elenco do São Paulo seja muito melhor do que a da maioria dos times do certame, a equipe caminha a passos largos para as últimas posições. 

Lúcia perdeu a bola e Leandro Damião fez o gol da vitória do Inter. Foto: Uol Esporte. 


Depois da derrota de hoje para o Inter, o São Paulo já disputou mais de 1/4 do campeonato. Quando os outros times alcançarem o mesmo número de jogos, o tricolor estará no Z4. Já o Inter parece se encaminhar para disputar o título. 

Atlético Mineiro. A conquista mais emocionante dos últimos anos. 
O jogo tem que ser dividido em dois. O primeiro tempo foi fraco, com poucas chances de gol para o Galo. Em suma, tudo que o Olimpia queria: que não sofresse muito perigo e que o tempo passasse rapidamente. Aliás, a marcação da equipe paraguaia é de surpreender pela qualidade. No segundo tempo, mesmo com o cansaço, conseguiram levar a equipe para a prorrogação e penalties.

E no entanto, quem no começo do campeonato imaginaria que a final seria Olimpia x Atlético Mineiro? A Libertadores é extremamente imprevisível. O Olimpia sequer ficou entre os três melhores do último campeonato nacional.

O segundo tempo foi outro jogo. O Atlético acordou e o iluminado Jô, o melhor jogador brasileiro desse semestre, fez o primeiro gol. Em terra de silencioso Ronaldinho, Jô é Rei. O Olimpia preferia se focar em faltas para parar o jogo e abdicou de atacar. O problema de colocar o regulamento debaixo do braço é que ele pode escorregar. 

Durante o jogo o placar anunciou a renda de mais de 14 milhões de reais. Será verdade? Deve ser um recorde no Brasil. 
Mas qual foi lance crucial? o escorregão de Ferreira aos 38 min do segundo tempo, quando o mesmo poderia ter chutado para o gol livre. Quando não é pra ser não é. Os Atleticanos devem lembrar mais desse lance como um dos momentos que deram nota pra conquista como foi. Se o Olimpiano tivesse feito o gol tudo teria acabado ali. 

O gol do zagueiro Leonardo foi de pura insistência, depois de muitos cruzamentos, uma hora alguém ia acertar. Infelizmente não foi o Ronaldinho. Então, como eu disse no meu último post, o jogo iria para a prorrogação. O Galo continuou melhor mas as chances de gol rarearam. 

Penalty não é loteria. Penalty é treinamento, técnico, físico e especialmente mental. Não a toa os melhores batedores do Olimpia perderam o penalty. A equipe estava notadamente cansada. Mas como disse, o time paraguaio chegou bem longe.

Parabéns ao Atlético Mineiro. Foi muito mais justo que Victor tenha sido um dos heróis da conquista do Galo. Caso Ronaldinho batesse o último penalty, seria muito bom, mas foi melhor ainda que o responsável tenha sido o goleiro que desequilibrou nas quartas-de-final e semifinal.

Victor, o nome do Galo nessa Libertadores.


O azar do Cuca acabou. Incrível como tudo muda em 5 anos. Tite e Cuca eram consderados técnicos de terceiro escalão e hoje são os atuais campeões da Libertadores. Já Muricy Ramalho e Vanderlei Luxemburgo foram recentemente demitidos.

O Atlético saiu da fila em alto estilo. Foi uma das maiores conquistas de um time brasileiro nos últimos anos, e logo a mais importante da história do clube. Alias, pessoalmente, foi uma das mais emocionantes que já vi. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário