terça-feira, 22 de maio de 2012

Futebol de Resultado: Fácil de falar, Difícil de fazer, Demorado para mensurar, Complicado de manter.

Planejava fazer um balanço geral do que aconteceu em 04 dias de 04 campeonatos diferentes de futebol. Mas essa não é a proposta deste blog, pouco noticioso e mais "pitacoso". Por isso da mesma forma me incomoda  ler outros blogs de comentaristas, meus favoritos, logo após os jogos, em que os autores comentam como foi o jogo lance a lance. Ora, o jogo nós já sabemos como foi, gostaríamos de ter uma leitura diferente. Qual time jogou melhor, algum detalhe específico, ou seja, algo muito além da simples narrativa de jogo.

Para o bom entendedor de futebol, meia jogada basta.

Pois bem, com os resultados dos jogos da quarta-feira e do fim de semana, a vitória do Chelsea foi o destaque do semestre. Com muita torcida contra e viúvas do Barcelona esperando que se tratasse de um mero acaso, os blues derrotaram o Bayern e os maus agouros.


Drogba: Um título que o põe no patamar de jogador a ser lembrado no futuro. 


Ganharam com um futebol de Resultado. É fácil falar que se trata de um futebol de Resultado após o Resultado justamente acontecer. Esquece-se do belo time montado pelos ingleses, que joga junto há muito tempo. Lampard, Terry, Drogba, Malouda, Cech. Não que o Bayern não tenha a mesma qualidade. Mas a atenção deve ser voltada para o Chelsea, posto que foi campeão e é o time a ser lembrado no futuro.


Alemanha de 74: Só se fala da Holanda.


Meu raciocínio é que, se todos os times buscam um Futebol de Resultado, apenas um time vai ter sucesso, somente aquele que vai ter o resultado. Infelizmente é assim. Não por menos os técnicos dependem do resultado de um campeonato especialmente no Brasil. Mas o fato é que se todos buscam o Resultado ao invés de buscar jogar bem, o campeonato é extremamente concorrido. E sendo extremamente concorrido, o futebol de resultado é difícil de ser alcançado. Isso cria a sensação de que nem sempre o melhor time vence. Pois com a concorrência existem 3 a 4 times preparados para vencer pelo Resultado. 

Por isto é demorado para mensurar. O Chelsea demorou quanto tempo e bateu na trave para ser campeão da Champions. Mas deu certo. Jogo uns 4 anos para trás como o tempo que o Chelsea esteve preparado para ganhar a Champions. Poderia não ter dado certo e simplesmente esqueceríamos esse time. Então é complicado de manter. O time do Flamengo esteve excepcionalmente preparado para ganhar um campeonato que os outros times não pareciam interessados, em 2009. Mas nos outros anos não chegou nada perto de ser campeão. Foi um time de um ano só. 

Assim mesmo o Futebol de Resultado necessita se renovar. A Concorrência é tanta que os times começam a apelar para jogar um pouco mais bonito para se diferenciarem. Aqui é o pulo do gato, pois cria-se a falsa ilusão de que todos os times de resultado são retranqueiros. Vide a Seleção Brasileira de 2002, Palmeiras de 1999, Santos e Corinthians de 2011. 


Palmeiras de 1999 mais lembrado por Marcos do que por Alex



Aquele Palmeiras venceu na raça e jogando bem times do Vasco, do Corinthians, River Plate e América de Cali. Não é lembrado até hoje como um belo futebol, mas pelo resultado alcançado. Mas havia outros times  de Resultado que não foram campeões e times que jogavam bonito (Vasco e Corinthians) que ficaram pelo caminho. No entanto quando o Palmeiras esqueceu de jogar um pouco que jogava, foi derrotado pelo Manchester, que também não foi no Japão para jogar bonito. Assim o time com o melhor elenco venceu. 


A Seleção Brasileira de 2002 foi campeã com um time muito parecido com o time que foi derrotado pela Seleção de Honduras em 2001. Fácil de falar, mas difícil de manter - Felipão esteve perto de ser demitido.


Se fala do 1 x 0 contra a Turquia nas semi-finais, mas se esquece que o Brasil foi muito superior à Alemanha na final. Jogou com resultado e bonito.

Assim não é a toa que um time que busque Resultado seja campeão. Não é a toa que chegue a final também. A Alemanha de 74 tinha Beckenbauer e Overath. Em 2011 o Santos não jogou exatamente bonito, mas sim um belo futebol de Resultado. Já em 2012 a história parece estar sendo diferente.


Da mesma forma o Corinthians Campeão Brasileiro de 2011. Ganhou mais de 10 jogos pelo placar simples, mas quando se verifica como foram os jogos, especialmente no Pacaembu, as estatísticas mostram um enorme volume de jogo, com muitas chances perdidas de gol. 


Corinthians ganhou 28 pontos nos 30 primeiro disputados em 2011. Retranca?



Por isso, colocar a pecha de Retranca é muito perigoso. As vezes o Resultado foi de zero por simples circunstâncias. 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Em 2012 existem mais times influenciados pela escola Barcelona. Concordo com Juca Kfouri nesse sentido: Santos, Fluminense e Universidade do Chile. Colocaria o Bahia também, o qual torço para que chegue longe na Copa do Brasil para valorizar o trabalho de Falcão. 


La U: Muito pouco se fala no Brasil. Time tem bons talentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário