quinta-feira, 4 de julho de 2013

A culpa é sempre dos técnicos? Curtas do Sarli

Neste último final de semana que passou, o técnico do Grêmio, Vanderlei Luxemburgo, foi demitido durante um jogo-treino da equipe gaúcha contra o Caxias do Sul. 
O treinador estava há pouco mais de 15 meses no clube e tinha um aproveitamento de cerca de 64% dos pontos que conquistou. Não ganhou nenhum título, mas classificou o Grêmio para a Libertadores. 

Agora, era pra tanto? Não conheço a rotina gremista, mas conheço a mania dos clubes brasileiros de demitir os treinadores caso eles não sejam campeões. 

Vamos fazer um exercício simples de matemática. No nosso certame, existem 12 grandes times que têm conquistado a maior parte dos títulos mais importantes desta terra (Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores). São Atlético Mineiro, Cruzeiro, Inter, Grêmio, Vasco, Flamengo, Botafogo, Fluminense, São Paulo, Corinthians, Santos e Palmeiras. 

Somente um vai ser campeão, por óbvio. Isso quer dizer que temos a chance de ter apenas três times brasileiros conquistando os títulos nacionais e internacionais. Todos os restantes ficam chupando o dedo. Por isso, é muito difícil ser campeão nestas terras, diferente dos países europeus, em que os contestantes são poucos. 

Então com essa premissa posso dizer que chegar na Libertadores já é um excelente resultado. Foi o que fizeram Vanderlei Luxemburgo no Grêmio e Ney Franco no São Paulo. No entanto, o primeiro acaba de ser demitido e o outro está ameaçado há um bom tempo. 

No Brasil, a culpa quase sempre é do técnico.



Como já disse antes, time que bate na trave chega mais perto do gol. Equipes que mantém o técnico têm muito mais chances de serem campeãs dos campeonatos mais disputados. Não é a toa que o Sâo Paulo foi tricampeão Brasileiro em 2006/07/08 e o Corinthians campeão da Libertadores em 2012. Em ambos, os técnicos contavam com mais de um ano de equipe. O Fluminense de Abel Braga foi campeão após mais de um ano na equipe. Ou seja, o trabalho conta.

Pois então, eu já escrevi sobre esse assunto aqui antes e sei que infelizmente essa mania não vai mudar. Mais vale mandar um técnico do que a diretoria embora. O futebol brasileiro perde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário