quarta-feira, 10 de julho de 2013

Atlético Mineiro tem tudo para ganhar a Libertadores.

O Atlético Mineiro tem uma das melhores chances de sua história de ganhar a Libertadores. Não se trata aqui de minorar o desempenho do Newell's Old Boys, muito pelo contrário. Mas digo e repito que o Galo só não venceu no tempo normal muito em relação com seu próprio nervosismo e limitações de jogadas, que se resumiam a cruzamentos e tentativas frustadas de tabelas para entrar na área. 

O Galo tem uma série de bons jogadores, incluindo o festejado Ronaldinho, que tiveram e tem chance de desequilibrar. Mas nesta reta final da Libertadores o futebol apresentado não foi o mesmo daquele do começo do campeonato. No jogo desta quarta a equipe fez pouco mais do que 4 chutes a gol, demonstrando um certo desequilibrio, que no fim foi compensado pela garra.

Talvez melhor oportunidade de ser campeão não se apresente tão cedo. A equipe do Olimpia é boa mas não se compara com o Newell's, ou Fluminense ou Corinthians.  O Galo depende muito mais de si do que a equipe paraguaia, que todavia é muito mais copeira que o Galo.

É até engraçada a participação do Olimpia na final. O clube paraguaio varias vezes foi desclassificado facilmente nas fases de grupo em outros campeonatos, mas aparece para beliscar a chance de título contra outro brasileiro, como foi em 2002, frente ao São Caetano.

Libertadores.
A Libertadores é um campeonato a parte.  No geral, são apenas 8 jogos - dificilmente há um grande desafio na fase dos grupos. Dá a impressão que é fácil chegar na final, o que não é. É difícil mensurar o poderio de outros times sulamericanos e as vezes caímos na falsa impressão de que somente os times brasileiros são bons. Com isso deixamos passar Once Caldas, LDUs e Olimpias da vida como se fossem times abaixo dos médios brasileiros e não é bem assim. 

Arbitragem
O comportamento da arbitragem frente as equipes brasileiras, em especial o Atlético e o Corinthians nesta Libertadores, beirou o absurdo. A palavra correta é "estranho", porque muitos dos erros ocorridos são crassos e seriam suficientes para mudar o futuro de ambas as equipes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário