segunda-feira, 18 de maio de 2015

A segunda rodada do brasileirão - pitacos

A segunda rodada do brasileirão termina com o Corinthians na liderança e o Cruzeiro na lanterna, únicos times 100% (derrotas, no caso do cruzeiro).

É muito cedo para falar em favoritos! Mas a história demonstra que as primeiras rodadas são importantíssimas para definir os classificados para a Libertadores e o futuro campeão. E nesse ano, mais importante ainda. 

Corinthians

A vitória do Corinthians foi magra como o seu futebol. Ao menos os três pontos vieram em um jogo que não houve tanta dificuldade. A tabela, no entanto, parece ser ingrata com o Timão: os próximos adversários são todos clássicos: Fluminense, Palmeiras e Grêmio. Depois do Joinville (5ª rodada) vem Santos e Internacional, os times que tem jogado melhor no primeiro semestre. É mole?

Santos e Atlético Mineiro

Gol mais belo da rodada: Geuvânio, pelo Santos. Foto: Rogério Soares / A Tribuna

Grandes destaques são a vitória do Santos sobre o Cruzeiro, com direito a golaço de Geuvânio, e a Vitória do Galo sobre o Fluminense por 4 x 1, demonstrando rápida recuperação e bom futebol. O time Santista vai a Chapecó e o Atlético mineiro enfrenta o seu xará Paranaense. 

Grêmio e São Paulo

A derrota do Grêmio foi marcada por um gol contra fantástico e põe uma grande interrogação sobre a continuidade do trabalho de Felipão, já muito questionado, até o final do campeonato. O mesmo se pode dizer sobre o São Paulo, a incógnita atual do brasileirão, um dos melhores elencos, mas que em breve vai perder o seu goleiro e não se sabe se vai contratar um técnico. Pato e Ganso, antigas esperanças da torcida brasileira nos idos de 2010, parecem não se encontrar. Quem aproveitou foi a Ponte, que ganhou de forma merecida, com mais um golaço de Renato Cajá.

Sport, Flamengo, Inter e Palmeiras

Diego Souza de goleiro contra o Flamengo. Foto: Alexandre Brum/ O Dia


O Flamengo conseguiu venturoso empate contra um surpreendente e eficiente Sport, que jogou os últimos minutos com Diego Souza como goleiro. O Inter, jogando com time reserva, recebeu e bateu o Avaí em casa e conseguiu boa vitória, dadas as circunstâncias. Destaque negativo é o empate de zero do Palmeiras com o Joinville, um jogo que podia muito bem trazer os três pontos para a equipe alviverde.

Prognósticos

Como eu não gosto só de descrever o futebol, mas também analisar, vejo um brasileirão interessantíssimo e disputadíssimo, com a quarta, a quinta, a sétima e a oitava rodadas cheias de clássicos, o que significa que, se algum time conseguir despontar até a décima rodada, pode ter a sua vida mais fácil no resto do primeiro turno. No segundo turno, a saraivada de clássicos começa novamente e pode embolar o certame. Não há muitos clássicos nas últimas três rodadas, o que também pode tornar o campeonato meio moroso nas últimas dez rodadas caso aconteça como nos últimos dois anos, quando o cruzeiro arrancou sem maiores concorrentes. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário